21 janeiro, 2010

Transgênicos

Transgênicos

Definição - São considerados transgênicos, ou geneticamente modificados, os organismos cujo material genético (DNA) foi manipulado por técnicas de engenharia genética. Em geral, as sementes sofrem  alteração em seu DNA para que a planta se torne resistente a insetos ou tolerante a herbicidas.

Riscos - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais preocupações ocorrem em três frentes: a possibilidade de que provoquem reação alérgica (embora nenhum efeito do tipo tenha sido detectado com relação aos alimentos comercializados); a eventual transferência de genes dos alimentos modificados para as células do corpo ou para uma bactéria encontrada no trato gastrointestinal; e a ocorrência de uma possível "mutação externa", ou seja, cruzamento das culturas modificadas com as convencionais.

Benefícios - Os defensores dos transgênicos afirmam que a biotecnologia favorece o aumento da produção de alimentos, o que poderia contribuir para a redução da fome no mundo, além de diminuir o uso de pesticidas. No Brasil, os produdos transgênicos foram liberados para comercialização em 2005, por meio da Lei de Biossegurança.
Fonte: Atualidades Vestibular - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário