20 janeiro, 2010

Convenção de Genebra

Convenção de Genebra


Objetivos – É um acordo internacional que estabelece limites humanitários para ações de guerra. Seu objetivo é diminuir o sofrimento de combatentes feridos e de civis, fixando padrões éticos e humanitários para situações de conflito. Cento e noventa e dois países são signatários, e a organização que acompanha seu trabalho é a Cruz Vermelha Internacional (Crescente Vermelho, em nações muçulmanas).

Direitos – Pela Convenção de Genebra, soldados capturados são considerados prisioneiros de guerra. Devem ter os direitos humanos respeitados, não podem ser torturados, não são obrigados a fornecer informações ao inimigo e podem voltar para casa no fim do conflito. Entretanto, podem ser julgados por crimes de guerra.

Limites – Os soldados integrantes das Forças Armadas de uma nação ou de milícia organizada estão legalmente amparados pela convenção. Os membros da organização terrorista Al Qaeda não são considerados prisioneiros de guerra nos termos da Convenção de Genebra – diferentemente dos soldados afegãos do Taliban, que é uma milícia organizada.

Fonte: Atualidades Vestibular - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário