26 fevereiro, 2010

Transposição do Rio São Francisco

Transposição do Rio São Francisco

Objetivo - Para abastecer rios menores e açudes no semiárido nordestino, a transposição do Rio São Francisco vai desviar uma pequena parcela do volume do rio por meio de dutos e canais. Os dois eixos da obra são: Eixo Norte (que levará água da cidade pernambucana de Cabrobó para o sertão do estado, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) e o Eixo Leste (colherá água em Petrolândia, em Pernambuco, para irrigar outros pontos no mesmo estado e na Paraíba).

Polêmicas - A transposição provoca debates: de um lado, os estados beneficiados pela obra buscam garantir água para milhares de pessoas no sertão e sustentar a agricultura irrigada; de outro, os estados banhados pelo curso natural do rio temem sofrer com a escassez em razão do desvio. Ambientalistas afirmam que a transposição pode aumentar os danos ambientais ao longo do Rio São Francisco, já bastante deteriorado.

Planejamento - A construção dos canais foi paralisada por ações judiciais e só foi retomada com a liberação na Justiça. O governo pretende concluir a obra em 2017.

Fonte: Atualidades Vestibular - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário